Fotos 360°

Eu sempre gostei de ver fotos, não de pessoas mas de lugares, universo, bichos microscópicos, registros históricos, fotografias que mostram detalhes, muitos detalhes, onde toda vez que você olha para a imagem enxerga algo novo.
É difícil falar o que é uma foto boa, artística ou jornalística. Muitas pessoas podem considerar o retrato de uma personalidade como arte, o registro de uma cena de protesto ser apenas uma foto jornalística e a captura do pôr do sol na África como uma bela imagem. Hoje essa dificuldade de opinar sobre uma foto é ainda maior, já que praticamente todos os dias circulam na internet milhares de fotos novas, que podem ser engraçadas ou em sua grande maioria falsas (aliás PhotoShop tornou-se uma palavra conhecida por todos e mal interpretada pelo seu uso excessivo nesse tópico). O avanço da tecnologia é o grande responsável por esse cenário, câmeras cada vez menores, mais baratas e com grande capacidade de armazenamento permitem tirar milhares de fotos, a internet facilitou a publicação, pesquisa e visualização, por último, programas de computadores ajudam corrigirem ou modificarem essas fotos e tudo isso esta ficando cada vez mais simples, como um bordão utilizado em qualquer novidade tecnológica “com apenas um click”.
Alguns fotógrafos dizem que isso banalizou a arte de fotografar, outros profissionais da área e principalmente os amantes de fotografias gostam dessa diversidade, concordo com essa opinião e  dentro dessa diferença toda surgiram novidades. Uma delas que chamou muito minha atenção e até hoje procuro na internet, são as fotos de 360°, lembro que a primeira imagem desse tipo que eu vi foi durante as olimpíadas de Pequim (2008), onde circulou uma foto do estádio, como é possível ver abaixo…

Estádio Pequim - 360 Graus

Estádio Pequim – 360 Graus

Talvez hoje não seja mais novidade, mas essa categoria continuou evoluindo e logo começaram a brotar fotos 360 graus tiradas no Brasil, duas que me agradam muito são, da Estação da Luz (um lugar que eu passava todos dias quando ia para o trabalho) e do Cristo Redentor.

Estação Luz

Estação Luz

Corcovado

Corcovado

Algumas câmeras amadoras estão vindo com uma funcionalidade que permite fotografar em 180 graus,  mais uma vez a tecnologia cria facilidades para as pessoas que gostam de tirar fotos (mas não são fotógrafos profissionais) brincarem com esses recursos.

Já existem sites especializados com fotos desse tipo e as vezes acho no twitter links para visualizar imagens novas, maiores e ainda com mais detalhes.
Como é o caso das cataratas de Foz do Iguaçu.

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s